Paquímetro: entenda tudo sobre o que são e como utilizá-los

O paquímetro é um instrumento presente na vida de muitas pessoas, sejam torneiros, eletricistas, marceneiros, engenheiros, mecânicos ou até uma pessoa que deseja saber com precisão qual broca usar para fazer um furo na parede. Por ser de grande importância, decidimos escrever esse texto e ajudar as pessoas a entenderem e utilizarem o paquímetro da melhor forma possível.

Para facilitar, separamos o texto em alguns tópicos e estes podem ser encontrados abaixo. Basta clicar em algum deles para ir direto ao assunto desejado.

Conteúdos nesse post

O que é

O paquímetro é um instrumento de precisão que realiza medidas lineares. Essas medidas são relativamente pequenas, geralmente vão no ma Ele possui uma precisão maior do que a régua, sendo possível encontrar paquímetros com a precisão de 0,01mm a 0,05mm. Seus elementos permitem que sejam feitas medidas internas, externas, de ressalto e de profundidade, sendo cada uma dessas explicadas no tópico de como realizar medidas.

Homem utilizando um paquímetro em uma tábua

Qual a sua função

A função do paquímetro é realizar medidas com precisão. A explicação se resume a essa frase anterior, mas é importante entender o motivo pelo qual precisamos dessa precisão do paquímetro e assim será possível fazer o seu uso de forma correta.

Nas últimas décadas tornou-se necessário ter um controle maior na produção de peças. Cada peça segue um projeto e neste são especificadas dimensões e tolerâncias. Essas peças geralmente trabalham em um sistema com os outros componentes e todos devem estar com as medidas dentro das tolerâncias para garantir o bom funcionamento do conjunto.

Outro ponto para se entender a importância desse instrumento de precisão é a intercambialidade de peças. Se uma peça segue um projeto, não importa onde ou quando ela foi fabricada, ela deve estar dentro das medidas para que seja possível fazer a substituição da mesma. Então, para garantir essas dimensões, são utilizadas ferramentas de medição precisas como o paquímetro.

Durante algum tempo as peças eram feitas sob medida para cada caso. Entretanto hoje em dia, se um motor precisa de uma cabeçote novo, basta ir em uma loja e comprar um compatível com aquele modelo.

Exemplo de uso do paquímetro

Para finalizar esse tópico, vou contar um caso que aconteceu recentemente e que poderia ser resolvido com a ajuda de um paquímetro. Eu estava precisando trocar o filtro de combustível do meu carro e por isso fui até uma autopeças. Comprei o filtro novo e o fabricante informava que era o modelo específico para o meu carro, porém quando fui trocar percebi que o filtro não encaixava no lugar.

Visualmente o diâmetro do filtro que estava no carro e do filtro novo era o mesmo, mas ao aferir com o paquímetro percebi uma diferença e ao voltar na autopeças notei que todos os filtros daquele fabricante estavam com a medida errada.

Provavelmente o dono da autopeças teve que devolver todo o lote ao fabricante, sendo que se o controle na fabricação tivesse sido feito corretamente, esse transtorno não teria acontecido.

Alguns dias depois fui em outra autopeças e comprei o filtro do mesmo fabricante, só que dessa fez deu tudo certo, mostrando que o problema era daquele lote mesmo.

Elementos de um paquímetro

Um paquímetro é composto por vários elementos, o número ao certo depende do fabricante. Os elementos explicados nesse tópico são referentes ao paquímetro universal, que provavelmente é o que você terá mais contato.

Na imagem a seguir temos a representação de um paquímetro universal e os indicadores de cada elemento.

1 – Orelha fixa8 – Encosto fixo
2 – Orelha móvel9 – Encosto móvel
3 – Nônio (ou vernier) em polegadas10 – Bico móvel
4 – Parafuso de trava11 – Nônio (ou vernier) em milímetros
5 – Cursor12 – Impulsor
6 – Escala fixa de polegadas13 – Escala fixa de milímetros
7 – Bico fixo14 – Haste de profundidade

Todos os elementos possuem um alto grau de acabamento para garantir a precisão do paquímetro.

Dessa forma é importante evitar:

  • Quedas;
  • Contato com outras ferramentas de trabalho;
  • Torções e flexões;
  • Sujeira;
  • Deixar fora do estojo (veja na imagem abaixo a forma adequada de armazenar).

Paquímetro dentro do estojo original
Paquímetro dentro do estojo.

Como realizar as medidas

Antes de entender de fato como fazer as medidas, é importante entender quais tipos de medidas podem ser feitas. Com o paquímetro universal é possível fazer 4 tipos de medidas, sendo elas:

  • Interna;
  • Externa;
  • De ressalto;
  • De profundidade.

Esses tipos de medidas estão representadas na imagem a seguir:

Tipos de paquímetros

Qual comprar

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Twitter

Últimas postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba os melhores conteúdos no seu email