Renderização: Entenda o básico

A renderização (rendering) é um processo que permite mesclar materiais digitais, tanto em 2D quanto em 3D, e os recursos presentes nos softwares para criar um produto final mais realista, com luzes e cenas, por exemplo.

Renderização arquitetônica

Simuladores, plantas arquitetônicas, jogos, visualização de projetos e os efeitos visuais presentes nos filmes são exemplos de onde as renderizações são utilizadas.

Tipos de Renderização

Existem dois tipos principais de rendering: em tempo real e offline (ou pré-definida). Sua diferença encontra-se, principalmente, na velocidade de processamento. Ou seja, a velocidade em que a imagem é calculada até ser finalizada.

Renderização em tempo real

Frequentemente utilizada em jogos e gráficos interativos, cria imagens calculadas e renderizadas automaticamente em tempo real com uma velocidade extremamente rápida. De acordo com o que o usuário está fazendo, o cenário é alterado dinamicamente.

Unreal Engine 5

Renderização offline

Visualização de projetos e plantas arquitetônicas comumente utilizam a rendering offline pois os cálculos utilizados são mais complexos quando comparados com a de tempo real. Então, têm maior tempo de processamento dessas imagens, além de que devem ter uma complexidade visual maior.

Cena do filme Terremoto: A Falha de San Andreas

Alguns softwares e aplicativos que podem renderizar são:

Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email
Twitter

Últimas postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receba os melhores conteúdos no seu email